O Leão de Nemeia - Mitologia Grega

 
Leão de Nemeia

Mais conhecido por ter relação com as doze tarefas de Hércules, O Leão de Nemeia era uma fera extremamente mortífera que vivia no fundo de uma caverna escura.

O Leão de Nemeia vivia no fundo de uma caverna escura, sendo uma fera totalmente invulnerável à qualquer arma humana, ou seja, todos humanos que tentavam matar a fera - acabavam sendo devorados.

O animal é geralmente considerado filho dos monstros Tifão e Equidna, mas existem textos que dizem que ele é filho de Equidna com seu filho Ortros, o cão de duas cabeças. Uns ainda dizem que ele seria filho de Cérbero com a Quimera, ou até mesmo de Zeus e Selene, a deusa da noite enluarada, que o amamentou e lhe deu invulnerabilidade.


A MORTE DA TEMIDA FERA

Hércules e o Leão


Um dos 12 trabalhos de Hércules era justamente matar a fera de couro invulnerável.

Após Hércules falhar ao tentar eliminar a fera usando suas flechas, Hércules atraiu a fera para fora de sua caverna e aplicou um potente golpe com sua clava na cabeça do animal, o golpe foi tão forte que a fera caiu desacordada.

Em seguida, Hércules, aplicou um estrangulamento mortal na fera, após a morte do Leão, com as próprias garras da fera, o semideuse, arrancou o couro do leão com suas próprias garras.

A partir daí Hércules passou a usar sua pele como um manto protetor, com a cabeça do leão servindo-lhe de elmo. 

CURIOSIDADE




O signo leão tem toda sua definição baseada através desse grande mito do Leão de Neméia, segundo o mito, é o sacrifício de forma consciente para atingir objetivos que beneficiem o coletivo.

Comentários